Minha foto
quebrar (ou não) paradigmas já instaurados na sociedade e no pseudo padrão de ética e senso comum que há de ser quebrado, quiçá destruído. Não só pela aestereotipação, mas por uma nova abordagem de libertação que a filosofia quadrada propõe para aqueles que preferem levar a vida de maneira independente e desligada de padrões pré estabelecidos.

sexta-feira

Clichês Gestuais

Sério.
Eu acho muito chato esse lance de gestos corporais / faciais determinados por situação. Ah, sei lá, acho que o ser humano pode muito mais quando o assunto é linguagem corporal. Tá, alguns são nada além do que independentes de nós, são um alerta do corpo diante de uma ocorrência - desses eu não vou falar porque eles são características humanas. Mas alguns gestos são muito padronizados, muito clichezinhos, muito determinadinhos, uniformezinhos. É aquele velho paradigma já instaurado na nossa cultura mundana: Gesticulamos e expressamos certas caras e bocas em situações que nos acometem. 


Querem entender mais? Então vamos aos exemplos básicos:


Sensualizando

Boquinha semi-aberta e forçadamente volumosa, olhar de ressaca (Aquele que o Machado de Assis dizia que a Capitu tinha), sobrancelha levemente arqueada, cabelo estilo selvagem arrumado e o bom e velho batom/unha vermelha que deduz vigor, paixão, lascividade, volúpia e sexualidade.


Acho péssimo. Essa coisa que toda sensualização tem essa cara, essa intenção, essa proposta, sinceramente... tá banalizada, tá velha, tá unusual. Isso é redondo, cíclico e diria até que "confortável", se formos analisar o padrão proposto pela sensualidade.
Mas deixo bem claro aqui que sou super a favor das unhas e bocas vermelhas, eu acho chique.


Romance

Ela é uma menina igênua, pura e meiga, descobrindo tão ternamente este doce sentimento que é o amor. Ela o olha com cumplicidade. as mãozinhas juntas traduz toda a timidez da jovem. Ele, por sua parte, demonstra atitude, com a mão contra a parede, mas respeitando o espaço dela, deixando-a confortavelmente em seu espaço, dando a ela segurança. Não esqueçamos também da doçura dele: O olhar é terno e carinhoso e lhe transmite o quão é maravilhoso compartilhar este sentimento com ela.


Ai, o romance aqui tão bem estabelecido pelos filmes da Disney.
Será que eu REALMENTE preciso traduzir o quão clichê é esta imagem?
Vamos ao próximo.


Desespero

A Boca sinaliza o que o coração, razão e corpo necessitam. A exaltação extrema daquilo que não dá mais pra suportar. Um misto de tristeza, agonia, dor, medo, receio, raiva e receio do que veio/há de vir. Eis aqui o puro e singelo DESESPERO.


Eu olho pra essa imagem e traduzo "Ai como é difícil viver, preciso extravasar". Aí a louca não pode curtir sozinha, ela precisa mostrar ao mundo como é alto o seu índice de desespero. Ai chora, se estabana, jura estar em depressão, sai toda borrada e ainda quer consolo.
Neste caso, gesto e atitude clichês andam super unidos.


I'm Bad Style

O olhar furioso está sob proteção de óculos para o nosso próprio bem, a boca está volumosa por indignação, o bigode dá um ar de malandragem. As armas são sua companhia, ele é perseguido, procurado, mas ele não teme a nada nem a ninguém pois ele é mau, muito mau. 


ele lembra um vizinho que eu tinha que era um nerd mas queria "botar banca" de perigoso. Toda sua revolta era pelo "maldito sistema" que estava instaurado nesse país e nesse mundo de merda. Ah, por favor. Toda essa banca é pra dizer que é mau?! Conheço malvados bem melhores que esse e que andam constantemente de terno, gravata e sorriso no rosto, com voz doce e texto inteligente. Esses sim dão mais medo e as vezes, é até mais digno. E há quem ache bem mais excitante. #ficaadica, ok queri? Próximo.


Raiva / Fúria

Tentou suportar e não deu. Chegou ao seu limite. O instinto falou mais alto e houve uma explosão. Acabaram equilíbrio emocional e postura. Raiva, Fúria, Agressividade. As mãos se elevaram à cabeça, a gravata afrouxada. Os olhos expressam ódio, a boca abre para expandir a voz. Raiva, em seu estado apogético.


Ai que medam, Clotilde, que você me faz. Esse é o seu melhor? Por favor, esse gestinho clichê de raiva me dá vontade de rir. Sério. Chame os amigos, aprochegue-se, pegue uma pipoquinha e assista o melhor espetáculo que o enraivecido vai apresentar. Expressões, atitudes e muuuitas caras e bocas que você já imaginam quais são. Mais cliche?! Não, não há. Ria, ria dele. Muito.


Surpresa Decepcionante

O que viu era tão, mas tão inacreditável. Ah, e doeu. Profundamente. Olhos saltados, marejados. Boca semi aberta de tamanha surpresa.  Mágoa, decepção e amor. Nada será como antes. 


Meus sais, que mundo injusto. Dá até pra deduzir que ela viu o cara com a melhor amiga. Aposto que vocês pensaram o mesmo, né?! Gesto tããããããão demodê. Só me falta depois desse gestinho ela passar por eles o encarando.
Ai. Como é dolorido amar.


Molecagem ;)

Piscadela sem-vergonha, dedinho na boca com jeitinho sapeca e maroto. A franja até tenta dar um ar de menina anjinha, mas essa carinha de moleca que não sabe fingir, traduz: Estou aprontando algo!


Eu sinceramente não sei o que mais me impressiona nessa foto. Eu nem sei se eu comento sobre ela. Porque é o apse, é o pós doutorado do clichê. O que ela quer dizer com esse gesto? "roubei o batom da mamãe... xiii!" ? ou  "Ain Jisuix eu fiquei com o Gervásio ontxiiii hihi" ? 
Façam suas apostas.


Eu vou me poupar ao meu estilo de vida e dizer: "Okay, pessoa. Este é o teu jeito maroto? cool."

__________________________________________________


Eu não quero aqui julgar o que é certo e errado em linguagem corporal/facial. O que eu quero dizer é: Por favor, sejam mais criativos. Fuja desse padrão tão usual de demonstrar categóricamente através de gestinhos o que você é e quer.


Não se classifique, não se auto-denomine, não se estereotipe!


Ninguém É quadrado, as pessoas por vezes ESTÃO quadradas.

Portanto... 
Ilimite-se. 


Quadrado - sem regras, sem classificações, sem pré-disposições.




2 comentários:

  1. É sério! eu amei isso aqui!

    Gente, acho que isso tudo faz muito sentido.
    Gestos são padronizados!

    Acho que irei começar a trabalhar o sentimento de raiva sorrindo. Pra me "enquadrar"

    ótimo blog!
    Já sigo vcs no twitter!

    ResponderExcluir
  2. Quando estou super feliz - fico bem sério e de péssimo humor.

    Sou assim. E isso me basta.

    Sorrir a toa, só em filme de comédia.

    Be quadrado. Always!

    ResponderExcluir