Minha foto
quebrar (ou não) paradigmas já instaurados na sociedade e no pseudo padrão de ética e senso comum que há de ser quebrado, quiçá destruído. Não só pela aestereotipação, mas por uma nova abordagem de libertação que a filosofia quadrada propõe para aqueles que preferem levar a vida de maneira independente e desligada de padrões pré estabelecidos.

quinta-feira

Quadrados frente pressão

Muito vem se questionando sobre os quadrados.

Se você vê no fato de ser quadrado um motivo de limitação para ser ou fazer alguma coisa (ah, sou quadrado, então não posso gritar no fim da festa), me desculpa – você é redondo.

Na verdade, existem faixas de quadrado e redondo. Nós os quadrados somos pessoas. Pessoas. Pessoas que tem uma vida quadrada, com alto índice de atividades quadradas. Não existe 100%, porque a totalidade quadrada não é quadrada – é o über triângulo, utópico e inatingível – porém o foco.

Exemplos de quadrados: Vocês não sabem o que quanto era sacrificante para mim, pessoa quadrada ter que descascar batata, quando eu faço um cozido disso para mim. Eu aprendi assim, mas “a gente não liga” para isso. Eu não me importo com a casca. Eu quero com casca e BASTA! Não ache estranho, me irrita. Por quê? Porque todo mundo faz sem casca? Mas sou eu que estou fazendo, e eu não quero assim. E se tiver alguém que não gosta???? (releiam esse exemplo – é metafórico)

Se for estratégico – altera-se – existe um motivo maior, e como quadrado a gente diagnostica a redondice e se maquia.
Se não for estratégico, liga o famoso botão do dane-se (na verdade tem um outro nome). Faça o redondo experimentar novos mundos. Eles têm medo disso.

Portanto, se você grita em festa, você pede para ensinar-te passinhos, isso não quer dizer nada. Não quer dizer que você não seja quadrado, nem redondo. A idéia quadrado não é restringir, limitar, inibir, ser barreira para as pessoas, e sim mostrar que qualquer pré-disposição social ou de outro tipo que possa afetar aquilo que você quer fazer, isso é redondo. E ser redondo é não enxergar isso. Ser redondo é acreditar que o que é bom para mim tem que ser bom pra todos. O problema em ser redondo é gritar no fim da festa porque acha que assim chama atenção e está arrasando (e quem não está é “tosco”, “idiota”) ou ficar tipo fã, tipo “querendo agradar”.

Agora, se você lê isso aqui e pensa: Eu acredito na casca de batata! Tem que ter! E isso basta! Não consigo aceitar que alguém cozinha com casca! Não consigo aceitar e não quero mudar! Quem cozinha com casca é estranho, e não pensa em abrir a mente, em entender que tem gente que não liga, aí sim. Redondo certeza!

Nenhum comentário:

Postar um comentário